quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SUSTENTABILIDADE PÕE MESA

Novidades em artigos para casa e decoração foram atrações da House & Gift Hair, que trouxe uma variedade de produtos sustentáveis.

Mesmo que ainda tímidos, vestígios da sustentabilidade ultrapassam as sacolas retornáveis de supermercados e surgem em móveis, objetos de decoração e até na cozinha dos lares contemporâneos. Durante a 43ª House & Gift Fair, vários expositores reservaram lugar nos estandes para apresentar novas ideias sobre a preservação do meio ambiente.

O ecologicamente correto aparece na produção de grandes e pequenas empresas. Está, por exemplo, na reutilização da madeira, no processo de fabricação, que dispensa o uso de água, ou na mistura de materiais recicláveis.

Recuperado de portas, janelas e assoalhos de casarões e galpões antigos a serem demolidos, ele é utilizado de diversas maneiras. Nas mãos de talentosos marceneiros espalhados pelo Brasil, é possível recriar peças decorativas de alto luxo, com material até então considerado sem utilidade.

TENDÊNCIAS:

A linha de panelas eco-friendly da Ecopan, por exemplo, é livre de politetrafluoretileno (PTFE) e ácido perfluoro-octanoico (PFOA). Os utensílios são feitos de aço inoxidável e alumínio. Devido ao revestimento, nenhum carbono é liberado durante a produção das peças.

Na sala, a sustentabilidade aparece em móveis que utilizam a madeira de demolição como matéria-prima. Uma empresa que investe nesse tipo de reciclagem é a gaúcha Insight.

Dentre as principais apostas que prometem invadir a casa dos brasileiros estão o sustentável, o retrô e o "color block", que sai das passarelas de moda para sala e cozinha.

ADRIANA RODRIGUES ESPECIAL PARA O EVA.
Clique para Ampliar
Panela da Ecopan é de aço inoxidável e alumínio.
Foto: Divulgação, jornal Diario do Nordeste.

Clique para Ampliar
Mesa com tampo produzido a partir de elementos do mar, assinado pela eko.art. Foto: Jornal Diario do Nordeste.


Clique para Ampliar
Gaveteiro da Insight tem proposta susentável, assim como a tigela com talheres de Bambu da Casambiente.
Foto: Divulgação, jornal Diario do Nordeste.

Clique para Ampliar
A cadeira da Tafona traz em sua constituição madeira reaproveitada de outros móveis.
 Foto: Adriana Rodrigues, jornal Diario do Nordeste.

FONTE: Jornal Diario do Nordeste/Caderno EVA: Sustentabilidade põe mesa, pág.2. Publicado em Domingo, 25 de Setembro de 2011.
Figura 1: http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=541992
Figura 2: http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=542016
Figura 3: http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=541970
Figura 4: http://diariodonordeste.globo.com/imagem.asp?Imagem=541977 

6 comentários:

  1. Muito interessante isso, é legal até ressaltar que já foi comprovado que aquelas panelas com teflon liberam um material tóxico e cancerígeno e que nós, inocentemente, ingerimos através dos alimentos preparados na mesma! Falando em acessórios para casa e cozinha, vocês já viram o nosso post sobre cozinha sustentável? vale a pena conferir

    http://gestaoverdeunifor.blogspot.com/2011/09/dicas-para-ter-uma-cozinha-mais.html

    Raphaela Aquino

    ResponderExcluir
  2. Já li o post do gestão verde unifor e achei que os dois se complementam muito bem, recomendo que todos deem uma olhada no outro post também. Os dois contém ótimas alternativas que transformam qualquer cozinha num local sustentável.

    ResponderExcluir
  3. A palavra de ordem atualmente é ‘sustentabilidade’, assim a procura de modelo que satisfaça as necessidades das pessoas, sem comprometer a capacidade das gerações futuras e o meio ambiente está crescendo cada vez mais e a cozinha sustentável é um exemplo disso.

    ResponderExcluir
  4. Essa é a maior prova de que os materiais recicláveis não são lixos. Esses produtos chegaram a ser mais valorizados do que muita coisa que não é reciclado.

    ResponderExcluir
  5. É interessante a proposta, mas esse tipo de mercadoria feita por artistas é para uma pequena parte da população...a reciclagem de matérias em novas coisas tem que se estender para todas as classes, mostrando para a sociedade que não é apenas uma moda(algo relâmpago), mas sim uma nova necessidade.

    LAURA PINHEIRO BORGES

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa matéria, ela mostra que a idéia que temos de produtos reciclados está bastante ultrapassada. E que produto reciclado pode, também, ser fashion. As empresas desses produtos têm que investir cada vez mais em tendências da moda, para dar um ar diferente para esses produtos, e assim incentivar o consumo desses produtos.

    ResponderExcluir