quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ISO 14000 - Para que serve, quais, suas vantagens e seus benefícios

Todos nos sabemos que com o desenvolvimento industrial e econômico de grandes empresas causam inúmeros impactos ambientais no mundo atual, o que gera um grande problema para as autoridades e organizações ambientais.   
Por isso a pela International Organization for Standardization (ISO) se viu na necessidade de desenvolver normas que falassem da questão ambiental e tivessem uma padronização de processos de empresas que utilizam recursos naturais e/ou que causassem algum dano ao meio ambiente. A ISO 14000 possui uma série de normais e conceitos na área de gestão ambiental para uma empresa.

- Para obter a ISO 14000
Para possuir a ISO 14000 a empresa passara por um processo rigoroso e em longo prazo. Alem de ser um processo em longo prazo, o custo também é alto e os benefícios não demoram para chegar até a empresa. A empresa passara por uma consultaria que deve incluir:
  • Diagnóstico de sua empresa;
  • Treinamento para interpretação da Norma e formação de auditores;
  • Material para Reuniões e Auditoria Interna;
  • Criação do Manual da Qualidade/Ambiental;
  • Mapeamento e Interação de processos;
  • Desenvolvimento de Procedimentos e formulários;
  • Levantamento dos aspectos e impactos ambientais (somente para ISO 14001);
  • Uma auditoria interna presencial realizada por auditor líder ISO
- Os benefícios e resultados da ISO 14000
Os certificados de gestão ambiental da série ISO 14000 atestam a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades de uma organização.
Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais.
Os benefícios que serão gerados na empresa serão:
  • Redução de riscos de acidentes, de sanções legais;
  • Aumento da qualidade dos produtos, serviços e processos;
  • Economia ou redução do consumo de matérias-primas, água e energia;
  • Captação de novos clientes;
  • Melhora da imagem;
  • Melhora dos processos;
  • Aumento das possibilidades de permanência da empresa no mercado;
  • Aumento das possibilidade de financiamentos, devido ao bom histórico ambiental

Nas auditorias é verificado o cumprimento de requisitos como:
  • Cumprimento da legislação ambiental;
  • Diagnóstico atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade;
  • Procedimentos padrões e planos de ação para eliminar ou diminuir os impactos ambientais sobre os aspectos ambientais;
  • Pessoal devidamente treinado e qualificado.
Entretanto, apesar do fato de que as empresas estejam procurando se adequarem, a degradação ao ambiente continua em ritmo crescente.
Apenas um número pequeno de empresas busca a sustentabilidade e as melhorias conseguidas são pequenas diante da demanda crescente por produtos e serviços, originadas do desenvolvimento econômico.




 Fontes: http://isoonline.com.br/?gclid=CIvp_rvInasCFcEZ2godID4zig  
http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_14000
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/iso_14000.htm 

Figura 1: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqm6rt2AJ5hKPil813nBFl001J51nR79Bc5malS0EdCmsTrPwyqJH3sJRyeKVk9UmpYpVI87QKwHs74K3Zy8q6JPo8e3p9moe7OoHtPJ_zRauzEKjQy6MBfabegu3OLgdQ3UWmNry6tlmz/s1600/ISO14000-240.jpg
Figura 2: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRt8RhuPj8BCrYfB2fvqeTeLVKQrSCvwPE0fFjlvLRkg9HmlETP6SgYNmvrSMQ9Br2ojA-PxXxt3os4NqcO_CxT_WJSrwGSUJMolkLiX-7EiPqCSz35SOG__dzL94pkEs2goT-3MQLQaqH/s1600/mundo_verde.jpg
 

10 comentários:

  1. Sempre bom saber que as empresas estão criando modos de preservar o meio ambiente, mesmo que estejam sendo "forçadas" a fazer isso por conta do Marketing. O Tratado de Kyoto é outro exemplo. Será que com o aumento de projetos do tipo, irá aumentar o interesse de outras empresas pela preservação do meio ambiente não só pelo Marketing?

    ResponderExcluir
  2. O certificado ISO 1400 é um grande incentivo para as empresas aplicarem uma gestão ambiental. A partir do ISO o publico bem como o mercado toma conhecimento sobre as atividade da empresa, isso melhorando na sua imagem". Além disso as atividades empregadas na empresa trazem benefícios internos, como redução de custos, produção eficiente, trabalhadores motivados entre outros.

    ResponderExcluir
  3. Todas as atividades exigidas para se conseguir a certificação da ISO 14000 são super importantes para as mudanças de postura das empresas, e consequentemente, para a melhoria do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. Para a obtenção e manutenção do certificado ISO 14000, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas, realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais.Isso faz,com que as empresas tenham cada vez mais atitudes sustentaveis,e cumpram o que falam,uma vez que há uma forte fiscalização.

    ResponderExcluir
  5. qual vantagem nao para a empresa e sim para o pais?

    ResponderExcluir
  6. quais sao as vantagens eimm?????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber:No que tange a Mudanças Climáticas o que a ISO 14000 salienta?
    AGRADEÇO DESDE JÁ...

    ResponderExcluir
  8. Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.

    ISO 14000 é uma lista atualizada de normas da série ABNT NBR ISO 14000 desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.

    ResponderExcluir