quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A linha do tempo do Desenvolvimento Sustentável


Ao longo das ultimas décadas, vários têm sido os acontecimentos que marcaram a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, de acordo com os progressos tecnológicos, assim como do aumento da conscientização das populações para a questão ambiental. As organizações (não só empresariais, mas também governamentais), pressionadas pelo contexto de crise e por movimentos sociais e ambientalistas, começaram a compenetrar-se do seu papel relevante para a sustentação da vida no planeta. Dos anos 90 até hoje, um grande número de ferramentas foram criados em várias partes do mundo com o objetivo de consolidar conceitos como responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

O conceito de ecodesenvolvimento consistia na definição de um estilo de desenvolvimento adaptado as áreas rurais do terceiro mundo, baseado na utilização criteriosa dos recursos locais, sem comprometer o esgotamento da natureza. Após a publicação da obra “Os Limites do Crescimento”, pelo Clube de Roma em 1972, este conceito toma um grande impulso no debate mundial, atingindo o ponto culminante na Conferência das Nações Unidas de Estockholm. Ocorre pela primeira vez a nível mundial preocupação com as questões ambientais globais. A partir daí, desenvolvimento e meio ambiente passam a fundir-se no conceito de ecodesenvolvimento, que no início dos anos 80 foi suplantado pelo conceito de desenvolvimento sustentável, passando a ser adotado como expressão oficial nos documentos da ONU, UICN e WWF.

Em 1987, no relatório de Brundtland foi elaborada uma das definições mais difundidas do conceito: “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. Este documento chamou a atenção do mundo sobre a necessidade urgente de encontrar formas de desenvolvimento econômico que se sustentassem. Definiu também, três princípios essenciais a serem cumpridos: desenvolvimento econômico, proteção ambiental e eqüidade social, sendo que para cumprir estas condições, seriam indispensáveis mudanças tecnológicas e sociais.

Em 1992, governos reuniram-se na cidade do Rio de Janeiro, para Conferência da Terra. Os objetivos fundamentais desta eram conseguir um equilíbrio justo entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras e firmar as bases para uma associação mundial entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como entre os governos e os setores da sociedade civil. Não foi somente de chefes de Estado e de representantes oficiais que se constituiu a Rio-92, mas foi a participação da sociedade civil, de organizações não-governamentais de centenas de países, que um importante documento continuou vivo, passou por reavaliações, comissões internacionais nunca antes pensadas, foi ratificada pela Unesco, e finalmente aprovado pela ONU em 2002.

No ano de 2002 em Joanesburgo,  foi assumido a responsabilidade coletiva de fazer avançar e fortalecer os pilares interdependentes e mutuamente apoiados do desenvolvimento sustentável nos âmbitos locais, nacional, regional e global.

É possível afirmar que chegamos ao início do século XXI com um conceito de desenvolvimento sustentável bem mais amadurecido, que não está mais restrito as discussões acadêmicas e políticas, mas que se popularizou por todos os continentes, passando a fazer parte da vida cotidiana das pessoas. Um conceito que está presente desde as pequenas atitudes diferenciadas de comportamento, como a separação e a reciclagem do lixo doméstico, tomadas pelo cidadão comum, até as grandes estratégias e investidas comerciais de algumas empresas as quais se especializaram em atender um mercado consumidor em franco crescimento, que hoje cobra essa qualidade diferenciada tanto dos produtos que consome, quanto dos processos produtivos que o envolvem; uma verdade que abre grandes perspectivas para o futuro.

Fontes:
Dia 15/09/11 às 10:00 hrs
www.conhecimentosustentavel.blogspot.com – Linha do tempo sustentável
www.especoacademico.com.br – desenvolvimento sustentável:o desafio da presente geração
www.institutoatkwhh .org.br – compendio – linha do tempo.

Figura 1: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxuzxwxHKq8zJadWGorS3T7of1i3R7DEsUDy3j55y3J3MZEiFLOfnYJ6K1LkR0Gl1CWpjxXJJH5YGfhQRMGxyxs64_zO16i59DjIjleFSOrNwPJMRdPMhJovqw5Tp_DUqqgbu8ExNBqCgo/s1600/desenvolvimento.gif

Um comentário:

  1. Deve haver um consenso entre a sociedade, o meio ambiente e a economia para se tomar as melhores decisões e ações. Ações que sejam viáveis e que ajudem no bem estar de todos. Isso sim são ações realmente sustentáveis.

    ResponderExcluir