sábado, 17 de setembro de 2011

Curiosidades

Sabia que é preciso cortar uma árvore de 15 a 20 anos de idade para produzir apenas 700 sacos de papel?
                                                                    
Sabia que uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 71% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo? 
                                                                    
Sabia que para fabricar 1 tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 000 litros de água e 5 Mw/hora de energia, enquanto para 1 tonelada de papel reciclado apenas é preciso 1,2 toneladas de papel velho, 2000 litros de água e 2,5 Mw/hora de energia?
                                                             
Sabia que, para se decompor na natureza, o vidro leva milhares de anos? Sendo 100% reaproveitado, e parte pode ser reciclável, o vidro não produz resíduos na hora da reciclagem e economiza 30% de energia elétrica. O vidro nunca acaba, pode ser reciclado indefinidamente. 
                                                                
Sabia que, por cada tonelada de vidro reciclado, poupa-se em média, mais de uma tonelada de recursos (603 Kg de areia, 196 Kg de carbonato de sódio, 196 Kg de calcário e 68 Kg de feldspato)? Além disso, por cada tonelada de vidro novo produzido, são gerados 12,6 Kg de poluição atmosférica, pelo que, o vidro reciclado reduz em 15 a 20% essa poluição.
                                                                   
Sabia que a natureza leva 2 a 6 semanas a decompor um jornal, 1 a 4 semanas as embalagens de papel, 3 meses as cascas de frutas, 3 meses os guardanapos de papel, 2 anos as bitucas de cigarros, 2 anos os fósforos, 5 anos as pastilhas elásticas, 30 a 40 anos o nylon, 200 a 450 anos os sacos e copos de plástico, 100 a 500 anos as pilhas, 100 a 500 anos as latas de alumínio e um milhão de anos o vidro?
                                                                     
Sabia que, em cada ano, um automóvel produz, em média, quase quatro vezes o seu peso em dióxido de carbono?
                                                                  
Então, por que o Brasil passou a importar gasolina dos EUA e papéis europeus, e nosso governo deixou de incentivar a produção de álcool?


Elise de Queiroz Moreno



                                                            



Fontes:
http://www.guarulhosnoticias.com.br/portal/index.asp?InCdSecao=3&InCdBlog=5&InCdMateria=251
Figura 1: http://nobrearteembalagens.com.br/product_images/o/585/1267268764_2600848_1-Fotos-de--Sacolas-e-caixas-de-papel__01583_zoom.jpg
Figura 2: http://www.ambienteduran.eng.br/system/files/publicador/IMAGENS/simbolos/papel_reciclavel.JPG
Figura 3: http://2.bp.blogspot.com/_INajyMFvnfU/TOvPSmIqWII/AAAAAAAAC_4/kWe2FJPei0I/s320/papel_reciclado.jpg
Figura 4: http://blog.institutoideias.com.br/wp-content/uploads/2011/02/reciclagem_vidro5.jpg
Figura 5: http://1.bp.blogspot.com/_R1jNI95CIFY/SrLnMaKPTVI/AAAAAAAAALo/f6pBjutDTPk/s320/Image27.png
Figura 6: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/imagens/reciclar3.jpg
Figura 7: http://360graus.terra.com.br/ecologia/images/w_h/w_h_20080827145714.jpg
Figura 8: http://www.portalmidia.net/wp-content/uploads/canavial02.jpg



7 comentários:

  1. Quantas vezes fazemos e apoiamos atitudes de uso indiscriminado dos recursos naturais. Precisamos nos informar cada vez mais sobre isso e cobrarmos, como consumidores, uma postura ecologicamente correta das empresas, não nos esquecendo porém do que está ao nosso alcance fazer. Muito legal o post!
    Abraço
    Raphaela Aquino

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É muito importante termos conhecimento sobre os efeitos das atitudes humanas sobre o meio ambiente, que muitas das vezes não sabemos as consequências dessas ações. Assim a partir das curiosidades apresentadas no post podemos pensar em nossas atitudes e como podemos ajudar na preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. o conhecimento dos danos causados ao meio ambiente sao de exptrema importancia para todos nos,tendo em vista que se continuarmos com certas atitudes nao pensadas o meio ambiente tende a se esgotar pouco a pouco e sem volta,entao e de extrema importancia todos ajudarem como puderem,seja jogando uma garrafa no lixo,ou uma empresa com um imenso projeto de sustentabilidade.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessantes essas curiosidades, elas mostram o quanto é realmente importante que todos se conscientizem sobre o meio ambiente, pois os impactos causados são muito grandes e a renovação dos recursos demora.

    ResponderExcluir
  7. Consumimos, na maioria das vezes, os produtos sem saber o impacto que eles causam no meio ambiente. Acho que, essas curiosidades/informações deveriam ser mais divulgadas,assim as pessoas podem criar consciência,e mudar seus hábitos de consumo.

    ResponderExcluir