quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Reunião para RIO+20 apresentará propostas


Conselho de desenvolvimento econômico vai ouvir sociedade para elaborar propostas para Rio+20.

Especialistas e representantes da sociedade civil organizada estão mobilizados para tentar ajudar o país a construir a proposta brasileira para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, no evento da Rio+20, que ocorre em junho de 2012.
O conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) quer ouvir esta semana o que foi produzido e será divulgado. Vinte anos depois da Rio 92, ambientalistas do mundo inteiro vão voltar ao Brasil para um novo encontro da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente.
Debate. Ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o CDES, mais conhecido como Conselhão, está elaborando uma proposta para subsidiar o posicionamento do governo brasileiro na conferência e, para isso, vai reunir empresários, líderes sindicais, acadêmicos, pesquisadores e organizações não governamentais. Entre os temas, estão energia, mudanças climáticas, inclusão social e combate à fome. A reunião ocorreu no dia 30 de Agosto, na cidade de São Paulo.
Mais do que um balanço sobre a implementação de compromissos estabelecidos na conferência de 1992 – como a Agenda 21 e a criação das convenções-quadro da ONU sobre Mudança do Clima e Biodiversidade – a Rio+20 tentará avançar em uma proposta de economia verde que concilie crescimento econômico com baixas emissões de carbono.
O coordenador de Processos Internacionais do Instituto Vitae Civilis, Aron Berlinki, que vai participar do encontro, diz que o Brasil pode mostrar que é possível conciliar políticas que compatibilizem a inclusão e o desenvolvimento limpo, com menos emissões de gases de efeito estufa que os países ricos.
Distorções. ‘’Esse potencial o Brasil tem. Mas ainda há uma série de dificuldades práticas para direcionar a atividade econômica numa direção mais sustentável. É preciso corrigir distorções graves, como alguns pontos da política energética’’, avaliou.
Segundo ele, a possibilidade de flexibilização das leis ambientais – com as mudanças no Código Florestal – e a opção do governo em continuar investindo em grandes projetos
hidrelétricos, em detrimento de outras opções de energias renováveis, pode comprometer a imagem do país como anfitrião da Rio+20.
Além do Vitae Civilis, a oficina deve reunir representantes do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, da Confederação Nacional da Indústria, do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, entre outros. O conselho é um órgão consultivo da Presidência da República.
Liderança. O coordenador executivo da Rio+20, Brice Lalonde, disse que a liderança brasileira será fundamental para que o encontro, que acontece no ano que vem, produza resultados concretos. ‘’ Porque as lideranças tradicionais desaparecem. Se a liderança não vier dos países emergentes, não haverá liderança suficiente’’, afirmou.
Lalonde disse que está otimista com a conferência. ‘’Quando eu era jovem, a palavra ecologia nem sequer existia. Hoje, uma série de instituições foram criadas e compromissos adotados. Nessa conferência vai ser tomada alguma decisão enorme, radical, para mudar o mundo? Provavelmente não. Mas será um novo passo adiante.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1033810

Figura 1: http://blogs.diariodonordeste.com.br/gestaoambiental/wp-content/uploads/2011/04/logoBig_rio+20.jpg

3 comentários:

  1. Esse evento será uma oportunidade para que o Brasil e os demais países se convençam de que a economia sustentável, além de contribuir para a preservação do planeta, pode ser uma maneira de recuperação da economia mundial.

    ResponderExcluir
  2. A conferência Rio+20, será uma grande oportunidade para para o nosso país, não só pela conservação do planeta e pela preservação, mas como forma de divulgar que um país considerado subdesenvolvido pode ser sustentável.

    ResponderExcluir
  3. Essa Conferência Rio+20 será mais uma tentativa de mostrar que já passou da hora, de todos se conscientizarem sobre a importância do desenvolvimento das técnicas sustentáveis.

    ResponderExcluir