terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conheça cinco alternativas ecológicas para substituir o couro

O couro é a pele de um animal tratada quimicamente. Apesar de ser  um material forte e resistente há questões polêmicas envolvidas no uso indiscriminado do couro como a matança de animais e a poluição causada pelos resíduos químicos usados para tratar o couro, já que muitas vezes eles são nocívos ao meio ambiente.
Foram, então, selecionados cinco materiais ecologicamente corretos que podem substituir o couro:

1. Casca de árvore



É possível usar casca de árvore para fazer tecido. As lascas da madeira das árvores da família Moraceae podem ser tratadas e usadas como tecido. Essa material permite diferentes usos, como cintos e até roupas, já que o tecido é grosso, porém macio.

2. Cortiça



O tecido de cortiça vem da madeira do carvalho. Além de ser uma alternativa segura para o meio ambiente, esse tecido pode ser uma alternativa ao couro já que pode ser facilmente limpo, é macio ao toque, é a prova d´água e repele poeira.

3. Algodão acetinado



O algodão polido de alta qualidade tem longa duração e se assemelha à seda. É geralmente usado para colchas, almofadas e lençóis e também pode ser usado em roupas e adornos.

4. Papel



Existem vários produtos que são feitos a partir desse material, como sacolas e cestos, e por ser oriundo das árvores, é uma boa alternativa ecológica.

5. PET



O polietileno tereftalato, conhecido pela sigla PET, é uma resina de polímero termoplástico da família do poliéster e é usado em fibras artificiais. Como é um produto que pode ser reciclado mais de uma vez é, sem dúvida, uma opção mais ecológica do que o couro. O poliéster é usado em vários produtos como roupa de cama, almofadas, tapetes, entre outros. 





Referência:
Figura 3:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi80rtwShJHFnCMac6DWmdNYF247CQ2-ixaCTgeMV3wEJIcO1e2h-o4Ktve2CDVxJ5L67pKy-v7BQzNbDj6JerRKBwmPVBQ44AossAhFqktYoCsfYFSTlgUf3GSBz866RtA84ATD8lvQrWx/s1600/0%252C%252C56676102%252C00.jpg

7 comentários:

  1. Há ótimas maneiras de se substituir o uso do couro. Então porque não aplicá-las? já que o couro, além de matar os animais, faz uso de produtos químicos prejudiciais à nossa saúde? Sou a favor da substituição do couro.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente achei a ideia de de transformar casca de árvore em tecido muito legal.
    Como o tema da sustentabilidade em alta podemos ver como é possível utilizar outras matérias-primas para a confecção dos produtos, ajudando na preservação e também na diminuição dos custos tanto para os produtores como para o consumidor final.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou totalmente contra a matança de animais, principalmente quando não são mortos para a alimentação, mas não vejo nada de mais em usar couro de animais, com certas exceções, por exemplo: couro de boi!!! Ele não foi pro abate, para nos alimentar? Tudo dele não é aproveitado?...Então não vejo nada de mais pegar esse couro e fazer coisas, mas não concordo que seja comercializado couro de animais só pela moda.
    Muito interessante essa nova busca por materiais alternativos para substituir o couro. Agora é só torcer que as pessoas procurem esses materiais nos objetos como procuram os de couro.

    laura pinheiro borges

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as alternativas encontradas para substituir o couro. É de novas alternativas, ideias e criatividade que precisamos para podermos adotar medidas sustentáveis, pois a sustentabilidade baseia-se nisso, em buscar novas maneiras de produzir, comprometendo cada vez menos o meio ambiente.
    Julia Dumont

    ResponderExcluir
  5. É muito importante para a população conhecer essas alternativas, pois acabamos usando produtos que agridem a natureza, por não saber que existem produtos como esses. E se a população preferir os produtos que são sustentáveis, os nocivos, como o couro, vão acabar sendo extintos, já que sem demanda, não haverá a produção.

    ResponderExcluir
  6. A inclusão dos 5 produtos alternativos ao mesmo tempo pode ajudar forçar o desuso da comercialização do couro e diminuir o percentual de áreas florestais desmatadas.

    ResponderExcluir