quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Metodologia de Checkland aplicada à implementação da produção mais limpa em serviços

A importância dada à gestão ambiental tem crescido nos últimos anos no campo empresarial, incumbidos pela realidade que assombra a humanidade: o aquecimento global e suas conseqüências climáticas. A conscientização de empresas manufatureiras e prestadoras de serviços é indispensável para a redução da degradação e exploração dos recursos naturais. Algum tempo atrás se pensava apenas na quantidade de resíduos gerados de procedência dos processos produtivos das empresas manufatureiras, considerando a produção, propriamente dita, o consumo e o descarte dos produtos pelos clientes, deixando de lado o impacto dos resíduos gerados pelas empresas prestadoras de serviços por fornecerem na sua maioria um bem intangível. A preocupação com os resíduos do setor de serviços acompanha a apreensão das prefeituras com os custos pelo gerenciamento do lixo domiciliar.

As empresas que optam pela implantação da gestão ambiental buscam diminuir a geração de resíduos, promover coleta seletiva viabilizando a reciclagem ou reuso dos resíduos que não puderem ser evitados, meios para reduzir o consumo de energia elétrica e água, controlar a emissão de gases tóxicos caso haja
a geração deles, tratamento de esgotos visando proteger os efluentes líquidos, entre outras medidas.

Uma estratégia tecnológica para conseguir reduzir a geração de resíduos é a Produção mais Limpa (P + L), pois atua na origem do resíduo de forma a minimizá-lo, procurando alternativas que evitem a sua geração em cada etapa do processo produtivo. Esta tese tem como principal contribuição caracterizar o desenvolvimento e a aplicação da Produção Mais Limpa na prestação de serviço, a partir da utilização da Metodologia de Checkland para estruturação de problemas. Essa metodologia tem como principal objetivo a comparação entre os sistemas real (como a empresa se encontra hoje) e conceitual (como a empresa iria funcionar se adotasse a Produção Mais Limpa) no sentido de traçar cenários de mudanças e auxiliar os gestores na tomada de decisão de adotar ou não adotar este programa.

A gestão ambiental em empresas prestadoras de serviços tem na implantação de um programa de produção mais limpa o método para atingi-la. Para aplicação da P+L são necessárias à conscientização e a educação ambiental de todos os funcionários da empresa, desde os operários até os gerentes da organização devem estar dispostos a trabalhar de forma que o sistema funcione, na prática, nos diversos departamentos dentro da empresa.

Etapas para implementar a P+L:
É a aplicação de técnica ou conjunto de técnicas em uma área contaminada, visando a remoção ou contenção dos contaminantes presentes, de modo a possibilitar a sua reutilização, com limites
aceitáveis de riscos ao meio ambiente e à saúde humana.



 Diante do crescimento do número de empresas prestadoras de serviço, o uso de ferramentas que minimizem os impactos ambientais proporcionados por este segmento se faz cada dia mais necessário.
A implementação de ferramentas de gestão em empresas prestadoras de serviço deve ser dada de forma diferenciada devido às características inerentes ao setor. Conhecendo as principais características dos serviços, pode-se compreender e determinar as singularidades do seu gerenciamento.

Como programa de gestão ambiental, a Produção Mais Limpa tem uma visão sistêmica, incorporando a idéia de redução da geração de resíduos ao processo produtivo em prol do uso racional dos recursos naturais.

A P + L poderá auxiliar as empresas do setor terciário na obtenção de oportunidades de crescimento, priorizando a adoção de práticas ambientais e a alocação de capital e recursos para tais práticas, enfatizando a contínua melhoria de seu desempenho ambiental.

Uma organização só poderá adotar o programa P + L quando estiver convencida de seus benefícios e das mudanças positivas que podem afetar o sistema de produção do serviço.

Referências:
http://www.geocities.ws/carol_fer_ram/artigos/simpep2007.pdf
http://www.openthesis.org/documents/da-metodologia-de-Checkland-em-324446.html
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2006000300005
http://www.fiesp.com.br/ambiente/perguntas/producao-limpa.aspx

Figura 1: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU-_JXwV5GkrnGGwJwJWEuYbXznZhZACsvVgAIGoz8B5Gn55WPORnqoxGRboJqxTv3upbxieyDia59wdoEZ9SODLklELUGoI-u85Hff0ptzFJ3ofChxRsb8Yl3ChCoSNifEO-2jc7ngAa_/s1600/untitled.bmp
Figura 2: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgPeTIli_5ZEfXHDop7E3NevIPUsq6cOphFHtdySAtcfvG0NjXlNLkM7zddo6m-zZVDj5YoaNDu-fvbJPCYDa0qtH-TY9xq_HP2sye1biImNWf0U6igBNs-noZOauILnKHh3j_WEd9-W4bm/s1600/limpa.jpg

3 comentários:

  1. O P+L, utilizado na metodologia de checkland, é muito útil para a sustentabilidade, pois atua na origem do resíduo de forma a minimizá-lo, procurando alternativas que evitem a sua geração em cada etapa do processo produtivo.

    ResponderExcluir
  2. A metodologia de checkland incentiva a produção mais limpa. E essa metodologia será cada vez mais utilizada, já que o consumidor está mais consciente e preocupado com os impactos ambientais causados pelos produtos, por ele utilizados.

    ResponderExcluir